quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Só num país como o nosso

Estou indignado. Estou revoltado.
Se tem uma coisa que me tira do sério, que me corroi as entranhas, é a tal da injustiça.

Se você que aprender o que é ser paciente, basta você ser consumidor no Brasil. Infelizmente, apesar de termos uma legislação avançada, na proteção dos direitos do consumidor, a fiscalização, aplicação de penas e cumprimento dela são coisas tão distantes da realidade, que melhor seria que nem a tivéssemos, pois para a grande maioria da população, mesmo aqueles mais esclarecidos, a lei não funciona, não protege.

Vou citar, por puro desabafo aqui, alguns exemplos onde temos o nossos direitos cerceados:

Situação 1: Você chega no posto de gasolina, onde as bandeiras dos cartões de crédito estão estampadas, e verifica que há dois preços para o mesmo produto, variando de acordo com a forma de pagamento. Não sou jurista, mas pelo pouco que sei e conheço das leis, isto é uma arbitrariedade, pois o estabelecimento que se propõe a receber certo tipo de forma de pagamento, não pode cobrar mais caro por isso. Ele pode no máximo, dar um desconto, sobre o total, caso a forma de pagamento escolhida pelo cliente, lhe pareça mais interessante, mas dois preços, isto não pode!

Situação 2: Você chega na padaria, onde novamente estão estampadas as bandeiras dos cartões de crédito aceitos, escolhe os produtos, mas na hora de pagar é informado que há valor mínimo para compras. Isto é outro caso em que há arbitrariedade. Uma vez que o estabelecimento comercial, se propõe a receber o pagamento em qualquer forma, ele não deve e nem pode constranger o cliente a comprar um valor mínimo.

Estes são algumas das situações em que eu já vivi, e que pude me posicionar, mostrando que não aceitaria ter o meu direito anulado, por conta da falta de escrúpulos e respeito às leis que regem nosso país.

Mas a minha indignação agora não se refere a estes casos, mas ela está totalmente direcionada a HP do Brasil, empresa Multinacional que vende equipamentos de informática, tais como Notebooks, Desktops, HandHelds (Pockets), Câmeras digitais, Impressoras, entre tantos outros.

Para encurtar a minha história, fiz uma compra a HP do Brasil, diretamente a ela, pagando através de depósito identificado, no dia 19 de setembro de 2007, e até a data de hoje ainda não recebi a câmera. O aniversário de um ano de meu filho se passou e eu não pude tirar as fotos, afinal a máquina não havia chegado, e hoje, dia 29 de novembro de 2007, dei o prazo final a HP, para receber a máquina até o dia 04 de dezembro de 2007, caso não receba, vou tomar a coragem de novamente me posicionar, requerendo na justiça indenização por danos materiais e morais que a mesma me causou.

Esta é a única forma de “ensinar” às empresas brasileiras, que existem leis, e que estas precisam ser cumpridas. Não estou querendo dizer que você seja uma pessoa, que tudo que acontece, você deve levar à justiça, mas que você deve se posicionar, pois o nosso país está do jeito que está, também, por nossa omissão na cobrança aos governantes de suas responsabilidades.

Só mais uma coisa: Se você pretende comprar produtos da HP do Brasil, sugiro que você leve em consideração que a HP, massacra literalmente, os seus clientes no momento do pós venda. Então pense bem, se vale a pena, comprar um equipamento, que pode precisar da assistência técnica. Há outras excelentes marcas que tratam o cliente com mais dignidade e respeito: Toshiba, Sony, Dell, Positivo, Epson, só para citar. De minha parte, não sugiro e nem compro mais nada da HP.

Bom, esta é a minha opinião.

2 comentários:

Neweli disse...

É verdade, eu concordo em muitas coisas que você escreveu mas devo fazer uma observação, esse tipo de coisa só acontece com pessoas assim como você que deixam esse tipo de coisa acontecer, num caso como esse na minha opinião você ja devia ter entrado com uma ação judicial contra a HP e não queria mais a maquina e sim a idenização pelos danos cusados a você, é por isso que eu digo, um caso desse n acontece comigo...mas tudo bem, te desejo sorte nesse caso da HP e quanto as injustiças, só mudarão quando você mudar cara (de país), um abraço.

Samuel Lyra disse...

Muito engraçado você.
Então me ajude, cobrando os direitos, mas e também, cumprindo os seus deveres