quinta-feira, 26 de março de 2009

O impossível aconteceu

Mateus 19:16-26 narra:
16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
22 E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
25 Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

Há diversas lições que podemos extrair daqui:

* Versículo 16 => A primeira é que a despeito o ser humano não admita, ele carece de Deus, de seu reino, há um vazio no homem que só é preenchido por Deus. Felizes são aqueles que são acordados (vivificados) por Deus para esta verdade e passam a viver segundo a Sua vontade.

* Versículo 17 => Embora aos nossos olhos, uma pessoa seja boa (reta), o próprio Cristo nos ensina que não há sequer um bom, com exceção dEle (de Deus). Paulo também vai nos ensinar isto, em Romanos.

* Versículos 18-19 => Não há como cumprirmos toda a lei, todo o tempo, em toda a vida. Mais cedo ou mais tarde, vamos cair, se já não cairmos antes, se já olhamos para qualquer mulher com intenção impura, com ela, em nossa mente, já adulteramos, ou seja, se fôssemos esperar que alcançaríamos a salvação por meio do cumprimento da lei,d já estaríamos perdidos.

* Versículo 20 => Nós somos como este jovem, deixando nosso decaído coração nos enganar, mas uma verdade precisa ser dita, nós podemos enganar a todos, nossos parentes, cônjuge, filhos, amigos, chefes, e até a nós mesmos, mas a Deus ninguém pode enganar, e embora o jovem achasse que cumpria toda a lei, isto era mero engano de seu coração.

* Versículo 21 => Jesus sabia que o coração deste jovem pertencia às suas riquezas, aos seus bens, que Deus não era a primazia, e que por isso o mandamento Não teras outros Deus diante de mim, estava sendo quebrado, então Jesus o desafia.

* Versículo 22 => Vemos então o jovem se retirando, pois sua religião era apenas intelectual, ele não recebeu de Deus o chamado, não foi vivificado, cheirava a vivo, andava como vivo, parecia estar vivo, mas na realidade estava morto, como no filme um Morto muito louco, filme de comédia dos anos 80.




* Versículo 23 => Jesus explica que é muito difícil um rico entrar no reino dos céus, mas ele não falou pelo fato das riquezas, mas pelo fato de como as riquezas são na maioria das vezes adquiridas, ou como os ricos, se enchem de soberba por conta delas, ou como depositam sua confiança nelas.

* Versículo 24 => Jesus reforça a afirmação anterior fazendo uma alusão a uma coisa impossível, de fato um homem rico se salvar é algo impossível, mas na realidade um homem pobre, classe média se salvar também é impossível.

* Versículo 25 => Os discípulos o indagam, quem poderá se salvar? Como quem diz, uma vez que é impossível ao homem salvar-se, quem o pode fazer?

* Versículo 26 => Jesus responde a resposta, reformada, a resposta que nos enche de esperança, a resposta que nos consola: "Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." O que ao homem parecia impossível aconteceu, Jesus morreu, ressuscitou, satisfez a justiça de Deus, pagou pelos nossos pecados, e o impossível aconteceu.

Que esta certeza possa nos consolar e nos animar durante todos os dias de nossas vidas

Um comentário:

Neweli (Minhoca) disse...

Samuel, muito boa mensagem, vale a pena analisar as escrituras e detalhadamente entender versiculo a versiculo, Deus te abençoe cada vez mai meu AMIGO.