quinta-feira, 5 de maio de 2011

… E o que tens para quem será?

 

Ontem vi num site uma chamada no UOL (www.uol.com.br) que me levou a uma reportagem da folha. Eis a chamada: “Eike Batista diz que será o bilionário número 1 do mundo”

Ao ler a reportagem (mais abaixo), fiquei pensando sobre que sentido tem a vida de um homem como o Sr. Eike. Confesso que por alguns instantes, num puro devaneio de minha limitada mente, fiquei pensando em como seria “boa” a minha vida se tivesse 1/200 da fortuna que este homem possui.

Todavia, graças a doce, mas poderosa ação do Santo Espírito de Deus que em mim habita, eu reconduzi meus pensamentos para o VERDADEIRO sentido de nossas vidas, ou seja, para que fomos criados: Glorificar a Deus e desfrutar de sua presença para sempre!

Lembrei-me logo de um texto que se encontra no livro de Lucas, capítulo 12, versos de 13 a 21.

“Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstrui-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.”

Há uma grande advertência neste texto: Guarde-se de qualquer sentimento de avareza. Avareza, segundo o dicionário Michaelis, é: “Apego demasiado e sórdido ao dinheiro; desejo imoderado de adquirir e acumular riquezas”.

Há, entretanto, algumas perguntas que, se eu tivesse a oportunidade, as faria ao Sr. Eike, aliás as tenho feito para mim e as faço para você que me lê:

  • Você tem colocado o dinheiro acima de que?
  • Se você soubesse que você só possui apenas mais um mês de vida, você gastaria seu tempo e esforços para conseguir mais dinheiro?
  • Você acha que com seu dinheiro será possível comprar a vida eterna?
  • Para que você deseja se tornar mais rico?
  • Com seu dinheiro, você poderia amenizar em muito o sofrimento de muitas pessoas. Por que você não o utiliza para isto?
  • Em que ou quem você deposita a sua confiança?

Que Deus nos ajude a sempre me lembrar de que a minha depende dEle, que o dinheiro, fruto do trabalho, é algo lícito e que pode ser utilizado para ajudar os outros. E que Ele tenha misericórdia do Sr. Eike, para que ele perceba que colocar a confiança no dinheiro é agir como Louco.

REPORTAGEM:

O empresário Eike Batista disse que pretende ser o homem mais rico do mundo.

A afirmação foi feita em entrevista na conferência anual do Milken Institute's, centro de estudos sediado na Califórnia, nos Estados Unidos.

"Preciso competir com o sr. Slim [o mexicano Carlos Slim, que lidera o ranking de bilionários da revista 'Forbes']", disse o brasileiro.

"Não sei se vou ultrapassá-lo pela direita ou pela esquerda, mas vou passá-lo", completou.

Na última edição do ranking da "Forbes", Eike foi classificado como o oitavo mais rico do mundo, a mesma classificação que havia obtido em 2010.

A fortuna do empresário é estimada em US$ 30 bilhões

Nenhum comentário:

A pena foi muito severa?

     Numa seção de perguntas e repostas a uma série de pregadores, dentre eles, o saudoso e valoroso RC Sproul foi interpelado com a seguint...