segunda-feira, 28 de abril de 2008

"aquele que semeia pouco, também colherá pouco"

Reflexão
Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. ( II Coríntios 9.6)
O Apóstolo Paulo estava exortando a Igreja de Corinto, sobre uma oferta que ele havia orientado fosse recolhida, para atender aos irmãos de Jerusalém que estavam numa situação difícil.
Era um momento de perseguição. Havia muitos refugiados em outras cidades e paises, e a fome se alastrava. Paulo dedica todo o capítulo 9 da sua II carta aos Coríntios a tratar desse tema.
Quando chega no versículo 6 e faz uma afirmativa que parece humana e óbvia, mas é sobretudo, profunda e divina: Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
É interessante que Paulo usa uma ação comum de seus dias, a agricultura, para ilustrar um pensamento referente ao reino de Deus. É como se hoje eu usasse as expressões deletar, acessar, para ilustrar algo que quisesse transmitir, nesse caso estaria usando a linguagem da internet.
Muito bem, mas qual é o ponto de Paulo? Ele simplesmente está afirmando: se você investir pouco, plantar pouco, semear pouco, você vai colher pouco. É isso. É uma lei. Se eu investir pouco, vou ter pouco retorno. Seja no fundo DI, na poupança, seja em ações. Da mesma maneira, se um agricultor semear apenas 1 kg de feijão, ele só colherá o equivalente a 1 kg de feijão. Agora se ele semear 1 saco de 60 quilos de feijão, irá ter uma colheita maravilhosa, correspondente a 1 saco de feijão de 60 quilos de feijão.
Vamos trazer isso para o campo espiritual. Como é que eu vou querer ter vitórias, crescimento espiritual, abundância de vida, alegria, gozo, paz; se eu estou semeando pouquinho.
Como é que eu vou querer colher vitórias, ter sucesso na vida, ter uma vida espiritual vitoriosa, vencer as ciladas do inimigo, não cair nas tentações, ter uma 'minhas orações respondidas, se eu planto bem pouquinho? Isto não vai acontecer! Isto é uma lei: Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
Analisemos juntos. Eu me acordo, não falo com Deus. Não coloco diante dEle meus projetos, minhas angústias, minhas necessidades. Durante o dia sequer lembro de adorá-LO, dizer que sou feliz por que Ele me salvou. Passa segunda, terça, quarta, quinta. Na sexta me organizo, faço minhas programações, saiu com os amigos. Não lembrei durante a semana de dizer ao Espírito Santo de Deus que Ele é bem-vindo em minha vida e por habitar no meu corpo, na minha mente, no meu coração. Chaga sábado, vou para a praia, para o clube, saio mais uma vez com os amigos ou com meu namorado ou namorada ou esposo, ou esposa.
Quando chega o domingo acordo cansado e não tenho coragem de ir a Igreja pela manhã, não vou pra minha classe de escola dominical. E aí você quer ser abençoado, ter vida vitoriosa, ser um campeão da fé?
Esquece...isso nunca irá acontecer. E sabe porque? Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
É simples. Você está semeando pouco, e vai colher pouco...muito pouco! E o pior. Os dias vão passando e chegará o momento que você precisará colher, mas não haverá nada plantado? Como colher, se você não plantou?
Portanto, caia na real: Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
Reflita sobre isso. Vai lhe fazer um bem e uma grande diferença, afinal... aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
Quer ter uma vida vitoriosa... invista no Reino.
Deus o guarde em seu amor. Deus lhe ama e quer abençoa-lo.
Josimar Henrique

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, gostei, God bless you